Proatividade no ambiente de trabalho
Proatividade no Ambiente de Trabalho
Proatividade no ambiente de trabalho pode parecer um termo que aponta uma qualidade apenas de pessoas extraordinárias. Mas, ser uma pessoa proativa no trabalho é ser capaz de monitorar seus comportamentos, de modo a tornar seu dia a dia mais e mais produtivo. Pode parecer difícil a princípio, mas isto é mais simples do que você imagina.
Qual o significado de proatividade?
Para você, o que é iniciativa e proatividade no trabalho e qual é o significado da palavra proativo?
Você é o tipo de pessoa que somente reage aos acontecimentos ao seu redor ou toma a atitude de se preparar e antecipar os problemas?
Você pensa e vive apenas no presente ou também olha para o futuro e prepara-se para obter resultados controlados, antecipando-se para as consequências?
Você toma uma decisão apenas quando é necessário ou quando alguém te pressiona?
Você toma decisões conscientes como parte de um plano maior?
Você sabia que os funcionários mais valiosos são justamente os que decidiram ser uma pessoa proativa?
Uma das caracteristicas de pessoas proativas, é não ficar esperando as respostas aparecerem, tampouco esperar alguém lhe chamar a atenção e dizer o que tem de ser feito. Proatividade quer dizer tomar atitudes, assumir correr riscos e encontrar as respostas necessárias. A isto eu considero proatividade e dinamismo.
Agir dessa forma leva qualquer pessoa a se tornar em um profissional versátil. É justamente isso que é tão apreciado no ambiente de trabalho!
Proativo x Reativo
Ser proativo é puramente comportamental. Significa que o indivíduo está em primeiro lugar, disposto a pelo menos correr os riscos de errar, perdoar os seus erros, aprender com os mesmos e crescer sempre.
Uma pessoa reativa é como estar doente e caso não sentindo dor ou algum incômodo, conviver com a doença/problema! São pessoas que normalmente esperam que um chefe ou líder sempre lhes diga o que tem que ser feito.
Considerando os conceitos, agora me responda com sinceridade: você é uma pessoa proativa ou reativa no seu ambiente de trabalho?
Proatividade e produtividade
A essa altura, nosso assunto já transcendeu falar de pessoa reativa ou proativa. Isso porque já entendemos que pessoas proativas e reativas sempre existirão; e visto que os comportamentos podem e devem ser monitorados e medidos, pois impactam diretamente nos resultados, nosso foco neste tópico será virar a chave para iniciativa e proatividade. Ou seja, proatividade e produtividade.
Embora o significado e a perspectiva por trás de ser proativo e produtivo sejam completamente separados um do outro, os dois termos se completam. Ao orientar sua atitude mental em torno da adoção de uma mentalidade proativa, você naturalmente se tornará mais produtivo. Mas afinal, será que iniciativa e proatividade são a mesma coisa? Em outras palavras, estaria correto dizer que proatividade é produtividade?
Enquanto a produtividade está mais baseada em reações, a proatividade é sobre ser orientado por soluções. Os funcionários proativos tomam a iniciativa de trabalhar e encontrar respostas, tornando-os valiosos para a empresa em que trabalham.
Preocupadas em olhar para o futuro, as pessoas proativas estão sempre envolvidas com a progressão, nunca parando para observar passivamente o ambiente. Enquanto isso, ser produtivo tem menos a ver com ação e mais com a capacidade “mecânica” de realizar tarefas pré-determinadas. As pessoas produtivas estão mais abertas a se comprometerem com a boa execução e excelência no trabalho, mas somente uma mentalidade proativa (foco constante em soluções e disposição para “andar a milha extra”), criarão grandes exemplos de proatividade no trabalho.
5 Passos da Proatividade no Ambiente de Trabalho
Já que você leu até aqui, espero que esteja gostando e lembre-se de deixar sua opinião aqui nos comentários. Agora, eu vou deixar 5 passos para ser proativo no trabalho como um BÔNUS. Vejamos abaixo:
Proatividade no Ambiente de Trabalho – Passo 1. Preveja
Para ser proativo, você deve desenvolver a capacidade de prever.
Pessoas proativas raramente se surpreendem em seu quadrado. Por isso é importante você ter ou se permitir adquirir, a habilidade de antecipar problemas ou eventos ao seu redor. Para ser capaz disto, procure padrões; reconheça as rotinas regulares, práticas diárias e ciclos naturais do seu ambiente de trabalho.
Proatividade no Ambiente de Trabalho – Passo 2. Previna
Pessoas proativas previnem possíveis obstáculos e exercem seu poder para encontrar maneiras de superá-los antes que transformem-se em obstáculos concretos ou até problemas maiores.
Estão dispostas a evitarem problemas do tipo que outras pessoas ao olhar para trás em retrospectiva, afirmariam serem inevitáveis e insolúveis. Para que você seja uma pessoa assim, é necessário ter um bom planejamento estratégico e conhecer de forma clara, quais os seus objetivos, metas e indicadores, executando sempre e sempre, o mínimo gerador de resultados.
Proatividade no Ambiente de Trabalho – Passo 3. Planejamento
O futuro pertence aos proativos!
Uma pessoa proativa evita pensar somente no aqui e agora, pois sabe que o futuro virá inevitavelmente. Por isso, o indivíduo com proatividade e iniciativa trás o futuro para o seu presente; o que você pode fazer hoje para garantir que as suas metas e os seus objetivos possam realmente serem atingidos amanhã?
Proatividade no Ambiente de Trabalho – Passo 4. Participe
Uma pessoa proativa não se contenta em apenas observar, mas participa de forma ativa dos processos ao seu redor.
Para uma melhor visão e definição de proatividade, Marting Luther King uma vez afirmou: “O que me admira não é o grito dos maus. Mas o silêncio dos bons!”. Este é um belo exemplo da atitude de um proativo que mudou não somente o seu ambiente, mas deixou um legado e exemplo para todo o mundo.
Lembre-se: pessoas proativas tornam a empresa proativa.
As pessoas proativas nem sempre serão líderes lendários. Mas os líderes lendários sempre serão pessoas proativas.
Proatividade no Ambiente de Trabalho – Passo 5. Execute o que aprendeu
Um profissional proativo toma ações que são tanto oportunas quanto eficazes.
Você deve estar disposto a fazer o trabalho agora. Tenha o controle de seu desempenho e seja responsável pelos seus próprios comportamentos ser proativo significa que você tomou medidas cuidadosas e ponderadas para escolher o caminho correto; você não está apenas reagindo a pressões de forma impulsiva.
Conclusão
O significado de pessoa proativa, podemos concluir que é alguém que não espera que os outros lhe digam o que fazer, porque já sabe que suas atribuições não são necessariamente, o seu limite decisivo em seu ambiente de trabalho; por isso entendem ser necessário ter proatividade na empresa para seu eco sistema prosperar e manter a todos os que dele dependem.
Ao invés de conceituar um indivíduo reativo e apertar o dedo em suas características e defeitos, é mais viável destacar o significado de proativo e produtivo, pois tendem a ser melhores profissionais e melhores pessoas em tudo o que fizerem.
Se você gostaria de acrescentar exemplos de proatividade ou quer deixar alguma observação ou contribuição, deixe aqui abaixo o seu comentário. Lembre-se de fazer sua inscrição GRÁTIS para acessar nossa área de materiais selecionados para o setor de pessoal; tais como o e-book Proatividade no trabalho.pdf clicando AQUI.
Aguardo você por aqui!